Evangelista de Souza, o último canto da Zona Sul Paulistana.


Amigos;

Essas são algumas fotos (seis) do ano de 2003, feitas por mim, quando fizemos um "raid" a bordo de um simpático Gurgel até Evangelista de Souza, a ponta Sul da Capital Paulista.

Esta localidade, é pura mata atlântica, e pertence a APA (Área de Preservação Ambiental) Capivari - Monos, da Prefeitura do Município de São Paulo. Ali, há uma aldeia indígena, um pequeno bar que serve aos ferroviários, uma vila ferroviária desativada, e um posto do Comando de Patrulhamento Ambiental da Guarda Cívil Metropolitana, da PMSP.

A Estação Evangelista de Souza, marca o entroncamento do Ramal de Jurubatuba da antiga E.F.Sorocabana com a linha Mairinque-Santos, também desta mesma, depois da estação, já estamos em terras do Município de São Vicente, e com uma bela vista do mar e da Baixada Santista à mais de 800 metros de altitude.

Não há asfalto, não há linhas de ônibus, e com chuva (como foi neste caso) só de jipe ou de pseudo-jipe (Gurgel).

Este lugar fica MAIS AO SUL de Engenheiro Marsilac, e a região não é mais atendida por transporte coletivo desde que os trens da Sorocabana/Fepasa pararam de circular por aí, ainda na década de 90, antes disso, a vila ainda tinha a sua escola, e as suas casas de ferroviários ocupadas, hoje, só desolação.

Vamos ás fotos (Acredito que grande parte das pessoas nem imagine que há um lugar com vista para o mar e tanta mata e aspecto rural dentro da Cidade de São Paulo)

1 - O Gurgel enfrentando a sofrível estrada de terra, que acompanha o que sobrou do Ramal de Jurubatuba, esta estrada, que pode ser encontrada em mapas com o nome de "Estrada de Evangelista" começa na localidade de "Barragem", na divisa com São Bernardo do Campo.

2 - Placa da Estação Evangelista de Souza, em péssimo estado, porém, no final do ano de 2003, a estação foi completamente restaurada, é uma obra dos anos 30, executada pela excelente engenharia da Estrada de Ferro Sorocabana.

3 - A Placa original da Estação, indicando a qulometragem, e a altitude do lugarejo esquecido nos confins da Capital.

4 - Assustadora vista do prédio da Estação, visto no sentido Litoral-Interior, sim, este homem é um morador desta região e estava fazendo compras no armazém, que ainda funciona no bar da Estação, e é o único comércio que existe ali, segundo este morador, ele vive em um pequeno sítio mais adiante, seguindo pela linha, já em terras de São Vicente.

5 - Outra visão da estação, agora no sentido oposto.

6 - Vista do bar da Estação, aonde o maquinista desta composição, que vinha do Mato Grosso do Sul carregada de farelo de soja parou para comprar uma refeição.

Pessoal, pra ajudar na localização, incluí dois mapas do Google Earth pra vocês entenderem aonde raios fica Evangelista de Souza, e com as coordenadas localizar no GE de vocês.

Mapa 1 - Aproximado, o local aonde o resto da linha C da CPTM se entronca com a linha que vai até Santos.

Mapa 2: Localização de Evangelista de Souza, com algumas referências que eu coloquei.

Acho que agora ficou mais claro, isso aí é Cidade de São Paulo, Capital, e olha o mundão

verde, e o mar ali embaixo.É isso pessoal! Espero que gostem, e que comentem na medida do possível.

Direitos Autorais: www.skyscrapercity.com

Classificados em Destaque

mais classificados
Banner 90x60
Banner 90x60

Banner Lona 90x60cm

R$ 50,00
Locação Chácara Esperança
Locação Chácara Esperança

Locação para Festas e Eventos

Pizza Americana
Pizza Americana

Mussarela , Presunto, Queijo e Ovos

R$ 50,00

Download do App