Indeferido pedido para aeroporto em Parelheiros
[image src="http://cidadeaberta.org.br/wp-content/uploads/2013/08/aero_parelheiros-1024x768.jpg" width="640" height="480" title="Parelheiros" lightbox="yes" align="center"]A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano indeferiu um pedido da empresa Harpia Logística para a emissão de um documento que permitiria a construção de um aeródromo particular em Parelheiros, zona sul de São Paulo. A decisão de negar à empresa a emissão da certidão de uso e ocupação do solo para o terreno onde se pretende construir o aeroporto foi publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial. Veja a publicação.
A Fazenda da Ilha, terreno escolhido para o empreendimento que atenderá somente jatos executivos e companhias de táxi aéreo, está localizada em uma área de proteção aos mananciais importantíssima para o abastecimento da cidade de São Paulo, próxima à várzea do Rio Embu-Guaçu – principal formador da Represa de Guarapiranga. Além disso, o móvel também é vizinho de uma unidade de conservação e está em rota migratória de aves.
Movimentos e lideranças da zona sul também temem a abertura de acessos ao Rodoanel para garantir a viabilidade econômica do empreendimento, desrespeitando o licenciamento do trecho sul da rodovia. O grupo está produzindo um manifesto contra a instalação do aeródromo em Parelheiros